.feed-links { height:0px; visibility:hidden; display:none }

domingo, 22 de dezembro de 2013

Academia Cruz-altense de Letras: membros fundadores são empossados


A Academia Cruz-altense de Letras realizou na última terça-feira, (17.12), a solenidade de Posse e Diplomação de seus Membros Fundadores. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores,  às 20h. A data foi escolhida por ser o dia em que nasceu o grande escritor Erico Verissimo, escolhido Patrono da Academia Cruz-altense de Letras. 
Fundada em 5 de maio de 2013, a entidade tem caráter civil e cultural, sem fins lucrativos, apolítica e apartidária, de duração ilimitada, que se rege por Estatuto próprio, tendo seu foro em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil. 
A Academia Cruz-Altense de Letras tem como finalidade divulgar e incentivar a cultura em geral e a literária; propagar a arte, obra, os artistas cruz-altenses e demais associados. Além disso, tem a incumbência de realizar reuniões, encontros, feiras do livro, seminários, simpósios, palestras, conferências e congressos, com o envolvimento dos associados e demais convidados, estimulando o intercâmbio cultural entre membros da Academia e entidades congêneres, visando encontrar soluções de problemas e questões de interesse cultural e literário.
Foram empossados: Henrique Madeira, Presidente (Cadeira de nº 1); Ana Paula Zorzi Mariani, Vice-Presidente (Cadeira nº 2); Julieta Winck Perussato, Secretária (nº 3); Silvia Peyrot, 2ª Secretária; Su Stevan, Tesoureira; Greice Pozzatto, Diretora de Comunicações; Maria Elena Vizzotto, Integrante do Conselho Fiscal; Elizabeth Belzarena, Integrante do Conselho Fiscal; Juliane Gering, Integrante do Conselho Fiscal; Rossano Viero Cavalari, Comissão de Análise de Candidatos; e Henrique Hübner, Integrante da Assessoria de Comunicação.


Além das 12 Cadeiras Vitalícias ocupadas por estes Membros Fundadores, a Academia Cruz-Altense de Letras disponibilizará mais 18 cadeiras para Membros Efetivos, totalizando 30 Cadeiras. A Academia também poderá empossar Membros Honorários (aquele agraciado com o título por ter prestado relevantes serviços à Entidade ou à Cultura das Letras no município e no Estado), e Membros Correspondentes (a pessoa física residente em município fora da sede da Academia e que exerça atividade literária).
Após a entrega, os membros fizeram o juramento e foi aberta pronúncia ao presidente e principal idealizador Henrique Madeira. “Aqui em Cruz Alta, a fundação de uma Academia significa, acima de tudo, sobrevivência. Defender nossos interesses, propagando, preservando e alçando a literatura cruz-altense a um novo patamar de dignidade e respeito”. Ao final da cerimônia, os presentes participaram de um coquetel comemorativo.
 A Vice-Presidente Ana Paula Mariani Zorzi fazendo o juramento


Meu discurso oficial como 
Presidente da Academia Cruz-altense de Letras

Da esquerda para a direita: Rossano Cavalari, Greice Pozzatto, eu,
Ana Paula Mariani Zorzi, Elizabeth Belzarena, Silvia Peyrot,
Julieta Winck, Su Estevan e Maria Elena Vizzotto.


  Fontes e fotos: Manka.com e Cruz Alta Online.